A toxina botulínica, também conhecida pelo nome das suas marcas, Botox ou Dysport, é uma substância muito usada atualmente na Dermatologia para a melhora dos sinais da idade.
Para que ela serve
Ela atua diminuindo a contração muscular, e melhora significativamente as chamadas “rugas dinâmicas”, que são, por exemplo, aquelas causadas quando elevamos ou franzimosa sobrancelhas e os popularmente conhecidos, “pés de galinha”. Podemos usar a toxina em várias regiões do rosto e do pescoço.
Apesar de o uso mais frequente ser na testa e ao redor dos olhos, a toxina botulínica também tem outras finalidades, como por exemplo:
- Correção de sorriso gengival
- Melhora do aspecto ondulado do queixo (“celulite de queixo”)
- Melhora do contorno facial (hipertrofia de masseter)
- Melhora de rugas na região do pescoço
Aplicação
O tratamento consiste na aplicação da toxina botulínica em pontos específicos do rosto ou pescoço do paciente. O procedimento é indolor, já que a aplicação é superficial e as agulhas utilizadas são as mais finas possíveis.
Geralmente todo o processo dura cerca de meia hora e é realizado em apenas uma sessão.Em alguns casos é realizada uma reaplicação de 4 a 6 meses depois do primeiro procedimento.
O planejamento do tratamento deve ser realizado em acordo entre o médico e o paciente, buscando o resultado mais natural possível.