A psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa, com curso prolongado, e que muitas vezes incomoda bastante o paciente, por gerar coceira, descamação e alterações de pele perceptíveis pelas outras pessoas.
Sua causa ainda é desconhecida, entretanto acredita-se que tenha relação com fatores da imunidade e com alguma predisposição genética. Sendo assim, a doença não é contagiosa e o contato com os doentes não precisa ser evitado.
Fatores de risco
Além da predisposição genética, que inclui o histórico familiar como um fator de risco, alguns outros fatores devem ser citados, como por exemplo o estresse, a obesidade, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Tratamento
Atualmente existem muitas opções para o tratamento da psoríase, que vão desde cremes nos casos mais leves, até fototerapia, medicações via oral e, mais recentemente, novas medicações chamadas biológicos.
O dermatologista, a partir do anamnese e de um exame dermatológico detalhado, pode decidir com o paciente qual o melhor tratamento para o seu caso, trazendo uma melhora das lesões e da qualidade de vida.