A dermatologia clínica é a responsável por avaliar, diagnosticar e tratar tanto os melasma quanto o aparecimento de outros tipos de manchas na pele.
Melasma
O melasma é um problema dermatológico que incomoda muitas pessoas, e é mais frequente em mulheres.
Mais comuns no rosto, as manchas do melasma costumam piorar bastante com a exposição solar. Algumas mulheres podem, ainda, ter piora das manchas causadas por variações hormonais, como durante a gravidez ou com uso de anticoncepcionais.
O uso frequente de protetor solar e o abrigo do sol ajudam a evitar que as manchas piorem e é parte fundamental do tratamento.
Tratamento
O tratamento do melasma nem sempre é fácil, mas atualmente existem muitas opções para resolver ou amenizar o problema. Clareadores, peelings químicos, peelings de cristal ou de diamante são os recursos mais utilizados. Também existem opções de tratamento a laser para os casos mais resistentes.
Melanoses solares
As melanoses solares são manchas escuras na pele causadas pela exposição solar frequente. São mais comuns nas áreas de pele que normalmente estão descobertas no dia-a-dia e, portanto, mais expostas à luz do sol. Assim, as melanoses são bastante frequentes no rosto, pescoço, ombros, braços e mãos.
Tratamento
O tratamento das melanoses solares é possível. Existem vários recursos eficazes que ajudam a melhorar o problema, como laser, luz intensa pulsada, crioterapia, peelings, cauterização, dentre outros.
Se preciso, agende uma consulta, cuide da saúde de sua pele.