As unhas e os cabelos também são estudados pelo dermatologista. Existem diversos problemas que podem afetar estas regiões, como por exemplo os desequilíbrios químicos do organismo, a carência de nutrientes e até mesmo alterações hormonais.
Seguem alguns exemplos de doenças que afetam as unhas:
- Micoses
- Paroníquia
- Candidíase
- Unhas fracas
- Psoríase
- Líquen plano
- Onicólise ou descolamento da unha
- Hematomas
Os cabelos podem ser afetados pelas seguintes patologias:
- Alopecia androgenética ou hormonal
- Alopecia areata
- Eflúvio telógeno
- Dermatite seborreica
- Foliculite
Tanto o tratamento quanto o diagnóstico de cada uma dessas enfermidades são realizados pelo médico dermatologista. É importante que se fique atento aos sinais e sintomas dessas doenças e que se procure o especialista o mais rápido possível para garantir um bom prognóstico.
Sinais de alerta
O aparecimento de doenças é sinalizado por seus sintomas iniciais. Serão descritos a seguir alguns sinais e sintomas que alertam a respeito da saúde das unhas e dos cabelos.
Unhas
No caso das unhas os sintomas característicos são aqueles que apontam para o seu enfraquecimento, como por exemplo unhas quebradiças, descoladas e que não crescem. Além desses, tem-se outros sintomas como as alterações na cor e na textura, o aparecimento frequente de unhas encravadas e o surgimento de coceira na região.
Cabelo
Os cabelos também emitem alguns sintomas que alertam para algum desequilíbrio em relação à sua saúde. Dentre os principais, têm-se aumento na queda, cabelos quebradiços, redução do crescimento, aparecimento de caspa, além de um aumento na oleosidade e do aparecimento de verrugas e feridas.
Fique atento aos sinais de alerta e se preciso agende uma consulta. Estamos à sua disposição!